JUSTIFICATIVA DA LAMON



O número de casos de câncer tem aumentado de maneira considerável em todo o mundo, principalmente a partir do século passado, configurando-se, na atualidade, como um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. A freqüência de distribuição dos diferentes tipos de câncer apresenta-se variável em função das características de cada região, (GUERRA, GALLO, MENDONÇA, 2005).
Durante o ano de 2009, a Divisão de Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia (RCBP Goiânia) coletou dados referentes aos anos de 2006, e foram diagnosticados com câncer 5.959; sendo (2832 sexo masculino e 3127 sexo feminino) e 2007 em fase de conclusão, já com 5877 casos coletados sendo(2733 sexo masculino e 3144 sexo feminino), (III BIENAL DE CANCEROLOGIA DO HOSPITAL ACCG, 2009).
 O medo do diagnóstico, a desinformação em todos os níveis e a falta de serviços de saúde adequados são fatores que contribuem para maus resultados. Deveria existir “um mínimo” de envolvimento objetivo por parte das organizações responsáveis pela tarefa de informar e treinar profissionais da área de saúde. (BRENTANI, COELHO, KOWALSKI, 2003).

As ligas acadêmicas são importantes instrumentos de aprendizado para os alunos, pois permitem o contato com atividade prática durante as várias etapas da graduação, especialmente nos períodos iniciais, bem como o aprofundamento do conhecimento em áreas de interesse. Outra importante faceta de uma grande parte das ligas é o apoio à pesquisa, possibilitando ao aluno o desenvolvimento do espírito científico e da busca ativa de conhecimento. A LAMON quer unir o contexto científico com a assistência à população. O intuito é utilizar dos conhecimentos adquiridos nos estudos e práticas da LAMON, para atender as pessoas que necessitam.
 Convém mencionar que em contexto nacional, o movimento das ligas acadêmicas é uma realidade que gera resultados. Em nossa instituição, existem inúmeras ligas em funcionamento, porém não existe nenhuma Liga multidisciplinar, o que faz com que o intuito deste projeto seja, também, abrir caminho para que outras ligas se tornem multidisciplinares e tenham sua credibilidade ampliada às mesmas.
  Como exposto do que seria esta liga, e as vantagens que ela possibilita, fica evidente que o Centro Acadêmico de Fisioterapia, o Departamento e Coordenação do Curso de Fisioterapia da PUC-GO e a Pró-reitoria de extensão colaborem com a formação e o funcionamento da LAMON.
   O controle do câncer engloba vários elementos importantes com objetivo de reduzir a morbidade e mortalidade seja descobrindo a doença e, fracassando a prevenção primária num estágio mais precoce e passível de cura ou melhorando a qualidade de vida por meio de avanços na terapia. Diversas disciplinas estão envolvidas nesse objetivo, incluindo a epidemiologia, a clínica médica, ciência comportamental, comunicação e educação em saúde. (CHANG, BONDY, GURNEY, 2006).