sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A alimentação na Criança Oncológica


A Importância da Alimentação
A alimentação desempenha um papel fundamental na nossa saúde e bem estar, uma vez que fornece ao organismo a energia e os nutrimentos necessários para o seu correcto funcionamento e crescimento.
Quando a doença surge, muitas dúvidas se colocam acerca da alimentação e muitos receios se instalam. Surgem questões como: existe alguma dieta específica, pode-se comer de todos os alimentos ou há alguns que devem ser preferidos e outros que devem ser evitados?

Na realidade, não existe uma dieta tipo, mas torna-se importante garantir uma ingestão alimentar adequada e equilibrada, tendo em atenção a situação específica de cada criança/adolescente. Assim, o principal objectivo é assegurar uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada, ou seja, com as quantidades e tipos de alimentos que contenham os nutrimentos necessários não só em quantidade mas também em qualidade.

Em suma, as crianças e adolescentes com doença oncológica devem fazer uma alimentação semelhante à de outras crianças/adolescentes da mesma idade, adequada às suas necessidades, variada e agradável.

A importância da alimentação na doença oncológica traduz-se numa série de efeitos benéficos, ao longo das várias fases do tratamento, e pretende de uma forma global:

• Manter um adequado crescimento e desenvolvimento.
• Recuperar ou evitar a perda de peso.
• Melhorar a resposta aos tratamentos, e reduzir os seus efeitos.
• Melhorar a capacidade e rapidez de recuperação do organismo.
• Contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Alimentos e nutrimentos – O que são?

Desde o nascimento, todo o nosso organismo se vai construindo, crescendo e transformando devido à acção dos alimentos que consumimos e que fornecem um conjunto de materiais e substâncias imprescindíveis ao funcionamento orgânico.

Torna-se por isso fundamental, fazer uma alimentação equilibrada e importa conhecer a composição dos alimentos, os diferentes tipos de nutrimentos e as suas funções.

Existem sete grupos de nutrimentos, todos eles importantes e cada um com funções específicas:
1. As proteínas
Características:
Desempenham um papel fundamental na estrutura e função das células e são os materiais construtores do organismo. São essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo e desempenham um papel importante na luta contra a infecção. São também fonte de energia.
As crianças com doença oncológica devem fazer uma ingestão proteica adequada para ajudar a recuperação do organismo após os tratamentos. Quando esta ingestão é inferior à necessária, verifica-se diminuição da capacidade de cicatrização e maior vulnerabilidade às infecções.

Principais fontes alimentares:
- Carne, peixe, ovos e lacticínios
- Leguminosas secas (feijão, grão, fava, ervilha, lentilha)

2. Os Hidratos de carbono:
Características:
São os principais fornecedores de energia para as actividades diárias do organismo e contribuem com cerca de metade da energia fornecida pela alimentação.
Na doença oncológica as necessidades de energia estão aumentadas devido aos processos de recuperação e crescimento.

Principais fontes alimentares:
- Pão, flocos de cereais, bolachas
- Arroz, massas, batatas
- Leguminosas secas
- Frutos
- Açúcar, marmelada, compotas,
- Bolos e produtos açucarados

3. As gorduras

Características:
São também uma fonte importante de energia, possuindo a particularidade de transportar consigo algumas vitaminas importantes.

Principais fontes alimentares:
- Manteiga, queijo, leite, natas
- Azeite, óleos vegetais
- Carne, peixe

4. As vitaminas e os minerais

Características:
Não fornecem energia, mas intervêm num conjunto de reacções e processos orgânicos indispensáveis à manutenção do equilíbrio do organismo. São importantes para a conservação e renovação dos tecidos.
Quando a alimentação é variada e equilibrada o organismo obtém todas as vitaminas e minerais de que necessita, mas quando o apetite diminui e a ingestão é insuficiente, pode ser necessário fornecer suplementos vitamínicos e minerais.

5. Fibras
Características:
Não fornecem energia, não são digeridas , mas têm a função importante de regular o funcionamento do tubo digestivo.

Principais fontes alimentares:
- Cereais integrais, frutos
- Legumes frescos e leguminosas secas

6. Água
Características:
É o principal constituinte do nosso corpo e corresponde a mais de metade do peso corporal.
É fundamental para a realização de muitas reacções orgânicas, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.
Por isso, é importante, assegurar uma ingestão adequada de água, e evitar a desidratação, quando as perdas estão aumentadas (p.ex. em situação de vómitos e diarreia).
Por Dr.ª Laura Ribeiro
Nutricionista do Serviço de Nutrição e Alimentação do IPO-Porto Francisco Gentil

Nenhum comentário:

Postar um comentário