quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Câncer de pâncreas

Diferente de outros tipos de câncer, que podem ser diagnosticados ainda no início da doença, o câncer de pâncreas que levou à morte o ator americano Patrick Swayze, aos 57 anos, em 14 de setembro de 2009, geralmente é diagnosticado já em fase avançada.

Câncer de pâncreasDe acordo com o oncologista clínico e coordenador da pesquisa clínica em Oncologia do Einstein, Dr. Oren Smaletz, ainda não existem exames de rotina capazes de rastrear precocemente um tumor na região. “O pâncreas está localizado no retroperitônio, na parte superior do abdome e atrás do estômago. Geralmente, quando é possível descobrir o tumor, ele já cresceu de maneira considerável”, explica.
Em razão do diagnóstico tardio, a cirurgia para retirada do tumor é realmente a ação com maior chance de cura.
Atualmente, descobriu-se também que se pode aplicar ao tratamento a quimioterapia logo após a cirurgia, assim como nos casos de câncer de mama, para evitar que a doença volte.

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula do sistema digestório, responsável pela produção das enzimas que atuam diretamente no processo digestivo, além da insulina - hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicose no sangue.

O tumor

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, apontam que, no Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos de câncer, sendo responsável por 4% do total de mortes pela doença. São cerca de 10 casos a cada 100 mil habitantes entre 40 e 50 anos e 116 casos a cada 100 mil habitantes entre 80 e 85 anos.
“Geralmente, quando é possível descobrir o tumor, ele já cresceu de maneira considerável”
Nos Estados Unidos, país de origem do ator Patrick Swayze, são diagnosticados cerca de 30 mil novos casos por ano, em contrapartida aos cânceres de mama e próstata, que atingem cerca de 180 mil pessoas, respectivamente, no mesmo período.
Uma das principais causas relacionadas à doença é o tabagismo. As diversas substâncias tóxicas do cigarro são algumas das responsáveis pela alteração genética das células que provoca o surgimento do tumor.
Entre os sintomas da doença estão dores abdominais e nas costas, além da aparência amarelada da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário