quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Câncer de próstata: é preciso ficar atento

Câncer de próstata: é preciso ficar atento

Câncer de próstata tem cura, quando diagnosticado precocemente. Mas, por conta da falta de informação e de exames para detecção precoce a doença é a segunda causa de morte entre os homens em todo o Brasil.
Câncer de Próstata: é preciso ficar atentoSegundo INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima-se que, em 2006, apareçam aproximadamente 47 mil novos casos no país. “Um número alto e significativo que pode levar homens à morte por conta do desconhecimento e do preconceito”, afirma a Dra. Raquel Dilguerian, da unidade Albert Einstein Medicina Diagnóstica Check-Up.
De acordo com a médica, o grande inimigo do câncer de próstata é a falta de informação e a resistência ao exame digital da próstata, conhecido popularmente como toque retal, insubstituível e único capaz de identificar, com precisão, a doença. O medo e o preconceito fazem com que os homens deixem o exame sempre para depois e, como os sintomas do câncer de próstata aparecem quando o tumor está em estágio avançado, pode ser tarde demais. “A mortalidade está intimamente ligada ao diagnóstico tardio”, alerta. O câncer de próstata cresce lentamente. Quando detectado precocemente, há grandes chances de cura.

Como acontece

A próstata é uma glândula que só o homem possui. Localizada logo abaixo da bexiga, tem a forma de uma noz e envolve a parte inicial da uretra. A função da próstata é fabricar o líquido que é eliminado junto com o espermatozóide, durante o ato sexual. Esse líquido é muito importante para manter a vitalidade dos espermatozóides na hora da fecundação.
Os homens com mais de 45 anos devem ficar atentos pois, a partir dessa idade os riscos de aparecimento da doença são mais elevados. Homens com antecedentes familiares diretos (pai ou irmão) com câncer devem iniciar o exame obrigatoriamente com 40 anos.

Para prevenir

“Não tem segredo. A partir dos 50 anos, os homens devem fazer o exame de toque retal anualmente”, enfatiza Raquel. E alerta: “não existe outro método capaz de identificar a doença”. Por isso, é importante estar atento quanto aos mitos criados. Existem pessoas que acreditam que o exame de sangue (o PSA) pode detectar o câncer de próstata. Isso não é verdade. Ele é solicitado pelo médico, mas funciona como um complemento ao toque retal. Sem este, nada pode ser diagnosticado.

Principais sintomas

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial.

Consulta e tratamento

O médico especializado em tratar da próstata é o urologista. Na consulta, rastreará os fatores de risco (como idade e presença de câncer na família). Além do toque retal, onde avaliará o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata, ele solicita também o PSA. Os dois exames bastam para diagnosticar o câncer, que deve ser confirmado por biópsia prostática, por meio de ultra-som trans retal. O médico pode recorrer a outros métodos que complementam o diagnóstico:
  • Exame de urina
  • Exame de sangue – verifica o comprometimento da função renal
  • Ultra-sonografia – avalia a forma e densidade da próstata
Com o tempo, a próstata de todo homem crescerá (hiperplasia prostática benigna) e pode obstruir parcialmente a uretra, causando dificuldade no esvaziamento da bexiga. Os pacientes com sintomas leves devem realizar acompanhamento anual com um urologista. Já os que apresentam sintomas moderados, iniciam o tratamento com medicamentos. Quando o paciente apresenta um estágio mais avançado, e não responsivo ao tratamento medicamentoso, a cirurgia é indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário